Grupo Mateus inicia campanha de saúde emocional alusiva ao Setembro Amarelo

11

Palestras e rodas de conversa, blitze nas lojas para distribuição de folders e outros materiais de orientação e sessões de cinema na hora do almoço. Todas essas ações fazem parte da campanha de saúde emocional do Grupo Mateus. Lançado na última sexta-feira (02), em um evento no espaço Black Swan, em São Luís, o calendário de mobilizações tem atividades previstas ao longo de todo o mês e é parte da campanha interna “Nosso jeito de cuidar”. O objetivo é o aculturamento da empresa às questões de saúde e segurança emocional.

A importância da felicidade, saúde mental e equilíbrio emocional são alguns temas já previstos para serem trabalhados nas próximas semanas, em palestras virtuais a serem transmitidas pelo canal no Grupo Mateus no YouTube. A programação também contará com sessão de cinema em lojas selecionadas: serão exibidos documentários e filmes que falem sobre o tema da saúde emocional. As sessões serão acompanhadas de pipoca e refrigerante.

O gerente de saúde, segurança e meio ambiente do Grupo Mateus, Allan Bueno, explica que o objetivo é reforçar o bem-estar dos colaboradores do Grupo Mateus. “Nós entendemos que a saúde emocional influencia em todos os âmbitos, inclusive no físico e no social. Se um desses pilares está comprometido, esse trabalhador é afetado. Esse trabalho enfatiza tudo o que nós temos trazido até então, de campanhas de saúde e segurança para a companhia como um todo”, relata.

Saúde emocional

A campanha do Setembro Amarelo é parte, ainda, das ações do núcleo de saúde emocional do Grupo Mateus, cujas atividades foram iniciadas durante a pandemia, como forma de dar suporte aos colaboradores e atender às necessidades daquele momento. Naquela época, foram contratados psicólogos para dar suporte emocional aos funcionários. “O núcleo surge como resultado dessas ações desenvolvidas de forma interna”, explica Allan Bueno.

Atualmente, o núcleo conta também com funcionários do Grupo Mateus e tem, entre seus pilares de atuação, atendimento psicológico presencial e virtual; plantões psicológicos; visitas às lojas para ações de mobilização em saúde emocional; e psicoeducação, trabalhando a saúde emocional para a formação de novos líderes – este último, atrelado às ações da UniMateus, espaço de capacitação profissional da companhia.  “Nós estamos pensando de uma forma bastante ostensiva e monitorando sempre nossos indicadores de saúde emocional”, conclui.

Notícias Relacionadas