O Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), alerta que pequenas mudanças de hábitos podem gerar bons resultados no controle da gordura no fígado.
Um órgão que pesa, aproximadamente, 1,5 kg, sendo considerado o segundo maior órgão do corpo humano. Estamos falando do fígado, uma das partes do corpo com a maior capacidade de regeneração do ser humano.
Situado abaixo do diafragma, na parte superior da cavidade abdominal, o fígado exerce funções essenciais para o corpo. Ele auxilia na digestão e no metabolismo dos alimentos, limpa as toxinas do sangue e armazena vitaminas e minerais. Mas, apesar de conseguir se regenerar dos danos causados pelo organismo, uma alimentação pobre em nutrientes combinada com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar graves danos ao órgão.
Não é à toa que a má alimentação e hábitos ruins estão intimamente ligados ao aumento de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática. Um estudo publicado recentemente pela revista britânica Nature, aponta que cerca de um quarto da população mundial, o equivalente a 25%, possui esteatose hepática não alcoólica, a famosa gordura no fígado.
O Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), alerta que pequenas mudanças de hábitos podem gerar bons resultados no controle da esteatose. Segundo a nutricionista Katia Souza, do Grupo Mateus, apesar de não existir tratamento eficaz medicamentoso ou fitoterápico para eliminar a gordura do fígado, adotar uma alimentação saudável reduz as chances de adquirir a doença e minimizar seus dados ao organismo. “Além disso, é importante aumentar o consumo de água e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool é metabolizado neste órgão e, por isso, sua ingestão pode causar maior inflamação”, destaca.
Quais alimentos consumir?
Segundo a nutricionista, existem alimentos que colaboram para a saúde do fígado, a exemplo das frutas e vegetais, hortaliças e peixes. Confira as opções:
- Hortaliças verdes escuras
As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas e minerais. “Além disso, são muito versáteis e podem ser incluídas em diversas receitas como saladas e bebidas. Agrião, acelga, rúcula e espinafre são alguns exemplos desse tipo de alimento”, detalha.
- Leite e ovos
Estes dois alimentos são ricos em vitamina A e antioxidantes, importantes para o funcionamento do fígado. “A vitamina A também pode ser encontrada em fígados de boi, galinha e em alimentos coloridos, como cenoura, laranja e pimentão”, explica a nutricionista.
- Peixes ricos em ômega 3
O consumo de ômega 3 ajuda o fígado a ficar menos sobrecarregado. Salmão e atum são exemplos de alimentos que, quando incluídos no cardápio, auxiliam a diminuir a gordura presente no órgão.
- Abacate
Rico em gorduras boas, o abacate diminui o nível de colesterol do sangue, ajudando a diminuir a sobrecarga do fígado. Ele também funciona como um alimento detox.
Quarta-feira Livre!
Se você gostou das dicas da especialista e já quer garantir sua feira saudável da semana, temos uma ótima notícia! Toda semana, a Quarta-feira Livre Mateus conta com diversos produtos do setor de hortifruti com preços acessíveis. Aproveite essa oportunidade de comprar barato e ainda garantir a sua dieta com alimentos saudáveis de verdade!