Uma taça por dia não faz mal!

11

Saiba os benefícios do vinho para o bom funcionamento do coração

“O vinho é a bebida mais antiga que se tem conhecimento. Seu consumo faz parte da história do homem desde as civilizações antigas egípcias, gregas e romanas. Para esses povos, o vinho era mais que uma bebida alcoólica, considerado até mesmo remédio para o corpo e alma”. Quem conta essa história é a nutricionista do Grupo Mateus, Lorena Pinheiro.

Você já deve ter escutado por aí alguém falar que ingerir uma taça de vinho diariamente faz bem ao coração, não é mesmo? Seja tinto, rosé ou branco, em um jantar entre amigos ou aquele jantar romântico, o vinho combina com tudo e em qualquer ocasião. A bebida possui inúmeros benefícios à saúde e, principalmente, ao coração. É sobre isso que conversamos com a nutricionista do Grupo Mateus, Lorena Pinheiro, que conta todos os benefícios do produto:

O vinho é considerado uma bebida saudável? Quais os benefícios para a saúde e, principalmente, para o coração?

Os estudos mostram que, se ingerido em quantidade adequada, o vinho traz sim benefícios para a saúde do homem. Isso por causa de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que combatem radicais livres. “Uma delas é o resveratrol, um componente que apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e inibe a oxidação de LDL, que é o colesterol ruim”, pontua Lorena.

Uma taça de vinho diariamente, pode? Qual a dose recomendada?      

Lorena revela que muitos profissionais de saúde recomendam a ingestão de uma dose (aproximadamente 150ml) diariamente, devido às suas propriedades antioxidantes e até mesmo à proteção vascular. Mas essa quantidade pode variar de acordo com o teor alcoólico do vinho e o tipo da bebida.

A nutricionista explica que a associação da bebida aos benefícios cardiovasculares tem raízes históricas “É o que os pesquisadores chamam de ‘’Paradoxo Francês’, em que se analisou a população francesa que tem alto índice de consumo de gordura e alta taxa de fumantes, mas baixo número de cardiopatas. Então, os pesquisadores associaram essa proteção vascular à cultura do consumo de vinho diariamente”, relata.

Qual o tipo de vinho mais indicado para os benefícios do coração? 

A nutricionista explica que, para garantir esses benefícios, deve-se saber que eles estão presentes em maior quantidade no vinho tinto, pois é na casca das uvas mais escuras (roxas) que encontramos os componentes. 

Quem sofre com problemas cardíacos pode beber vinho?

Antes de consumir a bebida, Lorena fala da importância de fazer acompanhamento médico. “A ingestão de vinho por cardiopatas deve ser avaliada pelo cardiologista ou nutricionista, devido à presença do álcool e o uso de medicações contínuas. Se ingerido em quantidade adequada, o vinho não faz mal e ainda traz benefícios”, afirma.

Notícias Relacionadas