Dia do sorvete: aprenda a elaborar sorvetes caseiros à base de frutas e iogurte

11

Mais que uma data comemorativa, uma celebração refrescante! Celebrado no dia 23 de setembro, o Dia do Sorvete é uma oportunidade para as pessoas se deliciarem com uma variedade de sabores e texturas geladas, aliviando o calor intenso nesta época do ano. A data foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) e celebra a chegada dos dias mais quentes no hemisfério sul do país. Que tal conhecer mais sobre essa delícia e consumir de maneira saudável?

Em relação à composição tradicional, a nutricionista do Grupo Mateus, Patrícia Elisária, alerta: o sorvete é, sim, um alimento rico em açúcar e gordura. “É importante observar a quantidade de gordura trans presente na composição dos sorvetes. Estudos revelam que esse ingrediente eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do sistema nervoso central, além de abrir portas para o quadro de obesidade”, explica. 

Mas também é possível deixar o sorvete, além de refrescante, mais saudável. “Sorvetes naturais e os menos processados são melhores e mais saudáveis. Uma deliciosa alternativa para quem não consegue resistir à sobremesa é o sorvete de iogurte ou à base de água de coco”, destaca.

SORVETES CASEIROS 

E se você quiser experimentar receitas caseiras de sorvete, o chef do Spazio Mateus, Antônio Alcântara, ensina algumas dicas, como as frutas congeladas batidas. “Banana ou manga podem ficar com a consistência cremosa do sorvete. Caso você prefira, também pode usar o abacate, que é outra fruta rica em lipídios”, ressalta. 

O segredo para conseguir em casa o aspecto aerado característico dos vendidos em sorveteria é usar água com gás. Duas claras em neve, batidas na batedeira ou com auxílio de um fouet, também podem ser adicionadas caso você queira aumentar a viscosidade do sorvete caseiro.

“A proporção é de um abacate, ou duas bananas, para um copo de água com gás. O segredo é ir adicionando tudo aos poucos e batendo bastante até ganhar a consistência desejada”, explica. Depois, é só levar ao congelador ou freezer por algumas horas e aproveitar!

Notícias Relacionadas