Cinco Alimentos que não Podem Faltar na Sua Ceia de Natal

11

A temporada de final de ano é marcada pelas confraternizações, reencontros com amigos e familiares e, claro, uma mesa farta e saborosa. Você lembra quais são os pratos mais célebres dessa comemoração e que devem fazer parte da noite da ceia? A gerente comercial do Spazio Mateus, Raquel Aciole, destaca cinco alimentos tradicionais dessa época e que não podem faltar na mesa da ceia. Confira abaixo:

1. Chester ou Peru: a estrela
O chester ou peru é a estrela indiscutível da ceia natalina. A presença desse prato na mesa natalina é uma tradição antiga, que simboliza fartura e generosidade. Para servir, aposte em temperos como alecrim e laranja. “Recheios tradicionais, como farofa com frutas secas, também são um ótimo complemento”, indica Raquel”.

2. Panetone: o clássico
Seja na versão com frutas cristalizadas, uvas passas ou chocolate, o panetone é um clássico que não pode faltar na mesa de Natal. Originário da Itália, esse pão doce conquistou o coração dos brasileiros. “Além de servir o panetone tradicional, experimente variações, como panetones recheados com chocolate, creme ou frutas”, enumera Raquel, acrescentando outra dica. Que tal combinar o panetone com alguma outra sobremesa especial do cardápio?

3. Bacalhau: a tradição
O bacalhau é uma tradição portuguesa em terras brasileiras e extremamente comum nas mesas de natal. Pode ser preparado de diversas maneiras, como bacalhau à Brás, à Gomes de Sá ou em forma de bolinhos. Para quem busca uma opção mais leve, o bacalhau assado com legumes é uma escolha irresistível.

4. Rabanada: a doçuca
A rabanada é uma sobremesa que evoca memórias afetivas. Assim como o bacalhau, ela também é originária de tradições europeias. Simples de preparar, a rabanada original consiste em fatias de pão embebidas em leite, ovos e açúcar, que depois são fritas e polvilhadas com canela. “Sirva quente, acompanhada de calda de frutas vermelhas ou com uma generosa bola de sorvete”, orienta a gerente.

5. Frutas Secas: o sabor nutritivo
Frutas secas, como damascos, figos e tâmaras, juntamente com nozes e castanhas, são típicas da ceia de Natal, com outra vantagem: são ricas em nutrientes. Aqui, a dica é montar uma tábua de frutas secas e nozes para servir como petisco antes da ceia ou como acompanhamento para a sobremesa.

Raquel Aciole conclui lembrando que exercitar essas tradições culinárias ajuda a dar ainda mais significados especiais à celebração. “Os pratos tradicionais dessa época remetem a memórias afetivas e de família. É possível servir comidas típicas da época e, ao mesmo, tempo, ser inovador, acrescentando toques especiais na receita ou na apresentação da mesa. O importante é que seja um momento importante e memorável para todos”, reforça.

Notícias Relacionadas