Vinhos, whisky e coquetéis: Qual é a taça mais adequada para cada bebida?

11

Não é novidade que os cristais são sinônimo de elegância e sofisticação. Na hora de receber amigos e familiares em casa, muitas pessoas optam por colocar na mesa belas taças de cristal para servir suas bebidas. Mas você sabia que cada bebida deve ser servida em uma taça específica, para realçar as suas características?

A sommelier e gerente do Spazio Mateus, Raquel Aciole, explicou a importância de escolher os cristais adequados. “A taça correta permite que apreciar melhor os aromas de cada bebida. Além disso, a forma da taça influencia na maneira como a bebida é percebida pelo paladar”, afirma.

Para o vinho tinto, a sommelier recomenda uma taça com bojo amplo e abertura mais estreita, facilitando a degustação desse tipo de vinho. Já para o vinho branco,  o recomendado é que uma com bojo menor e boca mais larga, para que a bebida resfrie mais rapidamente.

Para espumantes e champanhes, a taça ideal é a do tipo flûte. “A taça longa e estreita ajuda a manter as borbulhas e a preservar o aroma da bebida”, afirma Raquel.

Whisky e coquetéis

Quem gosta de whisky, por sua vez, deve buscar apreciar a bebida em copos baixos e largos, os quais devem ser segurados na palma da mão para aquecer a bebida. O contrário é recomendado para os amantes de coquetéis, para quem a taça mais correta é a de martíni, pequena, com uma boca mais larga e uma haste longa, justamente para evitar que a mão aqueça o coquetel.

Para quem precisa renovar o estoque de taças para o próximo jantar, Aciole lembra que o Spazio Mateus realiza o Festival de Cristais, com peças para os mais variados gostos e tipos de bebidas. As opções estão disponíveis nas unidades do Spazio Mateus em São Luís, nas lojas da Cohama, Renascença, Curva do 90 e Shopping do Automóvel

Notícias Relacionadas