Super nutritiva: veja como deixar a berinjela mais atraente ao paladar!

Separamos uma receita para você incluir esse alimento no cardápio da semana

A berinjela pode até não estar na lista dos alimentos mais consumidos, no entanto, seus nutrientes são diversos e há várias formas de incluir o legume no cardápio de uma forma deliciosa e agradando até mesmo os paladares mais exigentes. A nutricionista do grupo Mateus, Olímpia Fontenelle, destaca os benefícios da berinjela, que é rica em água e potentes antioxidantes, atuando no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células e doenças do coração, além de ajudar no controle do colesterol.

 

“Apresenta vitaminas B1, B2 e B6, que favorecem o crescimento saudável do corpo e ajudam no desenvolvimento de neurotransmissores, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico e para a produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática”, explica.

 

Como o legume é rico em fibra alimentar, ele proporciona a sensação de saciedade e atua na prevenção de doenças como constipação, hipercolesterolemia, hiperglicemia e obesidade. “Esse componente, aliado à baixa caloria do vegetal, torna a berinjela uma querida nas dietas de emagrecimento. A vitamina C, protetora do sistema imunológico e benfeitora da pele saudável, hidratada e macia, também está presente nesse fruto, que combate até rugas! Outros benefícios, como prevenção de aterosclerose, melhora da circulação sanguínea, prevenção e tratamento de anemia”, pontua.

 

Nesta Quarta-Feira Livre, do Grupo Mateus, destaque na oferta para a berinjela, custando o quilo R$ 2,49. Aproveite!

 

Com esse preço especial, que tal incluir a berinjela no cardápio da semana? Separamos uma receita deliciosa para você. Experimente:

 

Torta de berinjela, tomate-cereja e mussarela

 

Ingredientes

 

2 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

 

5 colheres (sopa) de margarina

 

2 ovo

 

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

 

3 berinjelas cortadas em cubos

 

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

 

10 tomate cereja cortados ao meio

 

10 azeitona preta picadas

 

100 gramas de queijo mussarela cortada em cubos

 

sal a gosto

 

pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

 

Unte com margarina uma forma de 20 cm de diâmetro com fundo removível. Prepare a massa: em uma tigela, misture a farinha de trigo, a margarina, os ovos e o queijo ralado. Trabalhe a massa até soltar das mãos. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Prepare o recheio: deixe a berinjela de molho na água com vinagre durante 25 minutos. Escorra e esprema para tirar o excesso de água.

 

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e grelhe a berinjela. Deixe esfriar. Em uma tigela, misture a berinjela, o tomate, a azeitona e a mussarela. Tempere com o sal e a pimenta. Abra a massa com uma borda de 3 cm maior que a forma. Coloque o recheio e dobre a borda para dentro. Asse no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 35 minutos ou até dourar. Depois estará pronta para servir!

1/1