Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Sabores do São João: cocada cremosa, a queridinha!

Toda terça-feira uma receita diferente para festejar o São João em casa

Publicado em: 01/06/2021

Sabores do São João: cocada cremosa, a queridinha!

Divulgação

O mês de junho chegou e pelo segundo ano consecutivo não teremos as tradicionais festas juninas que arrastam multidões por onde passam. Assim como em 2020, por conta da pandemia causada pela COVID-19, este ano os arraiás estarão na sala de casa e o anarriê só entre os mais próximos. 

Mesmo sem festa e em casa, os nordestinos não abrem mão das iguarias que chegam junto com o São João. É bolo de milho, canjica, cocada, arroz de cuxá, cuscuz e por aí vai. Mas apesar de tantas opções, o desafio é o preparo. 

Para ajudar você a garantir os sabores do São João na sua mesa, separamos uma série de receitas que vão desde o preparo até a apresentação. A primeira receita selecionada para esta terça-feira é a cocada cremosa, considerada a queridinha dessa época entre adultos e crianças. Vem conferir o passo a passo ensinado pelo Chef Antônio Alcântara do Grupo Mateus:

Você vai precisar de:

-400 g de coco ralado

-1 caixa de leite condensado

-1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

-1 colher de (sopa) de manteiga

Separou os ingredientes? Vamos ao preparo! 

-Em uma panela acrescente o coco ralado, o leite condensado, o açúcar e a manteiga.

-Leve ao fogo médio e mexa sem parar. “Cuidado para não passar muito do ponto, pois pode formar uma cocada de corte, aquela mais durinha”, alerta o chef.

-Quando começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo até começar a desgrudar do fundo da panela. “Esse processo dura em torno de 10 minutos”, afirma.

- Em seguida desligue o fogo e transfira a cocada cremosa para uma tigela, espere esfriar e leve à geladeira.

-Após 20 minutos retire a cocada e sirva em xícaras ou pequenos recipientes de vidro e decore com raspas de coco se preferir e sirva! 

Notícias