Nossas Lojas |sac@armateus.com.br |Perguntas Frequentes

Notícias

Rica em fibras e sabor doce: confira os benefícios da pêra na sua alimentação diária

None

Publicado em: 04/11/2020

Rica em fibras e sabor doce: confira os benefícios da pêra na sua alimentação diária

A pêra está com um precinho especial nesta Quarta-feira Livre.

“Pêra, uva, maçã ou salada mista?” Dentre as opções de frutas o destaque é para a pêra, com seu sabor doce, suave e cheia de nutrientes importantes para a saúde. Ela é rica em vitamina A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio, de acordo com a nutricionista do Grupo Mateus, Olímpia Fontenele. Além disso, as pêras contêm carotenoides e flavonoides, que são compostos antioxidantes que oferecem vários benefícios à saúde.

“Ela é pouco calórica, uma unidade média contém apenas 54 kcal. Incluir as peras na alimentação pode ser benéfico para o coração e prevenir doenças cardíacas. Isso porque as fibras ajudam a diminuir o colesterol ruim do organismo e o potássio tem efeito vasodilatador que colaboram no controle da pressão arterial. Tanto o colesterol "ruim" quanto a pressão alta são fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, alerta a nutricionista.

A casca da pêra destaca-se por ser rica em compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória - como é o caso da vitamina C, dos flavonoides e da glutationa. Com isso, funciona como um remédio por combater inflamações de maneira natural. E com tantos benefícios,  a dica é aproveitar esse alimento que está com o precinho especial, nesta Quarta-feira Livre, custando o quilo por R$6,99.

Separamos mais 3 benefícios da pera para você! Confira:

Controle da glicemia

A pêra ajuda no controle da glicemia, quantidade de glicose no sangue, devido a presença de pectina, uma fibra solúvel que encontramos em abundância na fruta. Sabe-se que uma dieta com baixa ingestão de fibras apresenta uma relação direta com o desenvolvimento de diabetes para quem tem predisposição. Por ser uma fruta considerada de baixo índice glicêmico, ou seja, eleva pouco o açúcar no sangue, é indicada para pessoas com diabetes, mas mesmo assim deve ser consumida com moderação por essas pessoas.

Aumenta a saciedade

A presença das fibras, aliada a grande quantidade de água, retarda o esvaziamento gástrico proporcionando a sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoa acaba consumindo menos alimentos. E por ser saborosa e suculenta, pode diminuir a vontade de comer doces. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Amazonas com 49 mulheres, com idades entre 30 e 50 anos, mostrou que aquelas que adicionaram 3 peras por dia na dieta reduziram o consumo de alimentos e o peso ao longo de 10 semanas.

Faz bem para os ossos

A pera também contém minerais como o cálcio e magnésio, o que pode colaborar na formação e mineralização dos ossos. O magnésio e o potássio presentes na pera atuam na regularização do metabolismo e, aliados ao cálcio, contribuem para a saúde óssea. Vale destacar que o magnésio pode ser benéfico para as mulheres após a menopausa, já que tem uma função importante contra o desenvolvimento da osteoporose.

Notícias