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Pré-treino: conheça três alimentos que deve evitar

De laticínios a carne vermelha, nutricionista explica porque evitar alguns alimentos antes do treino

Publicado em: 19/07/2021

Pré-treino: conheça três alimentos que deve evitar

Divulgação

Depois de aproveitar o dia do lixo para matar aquela vontade de comer uma “gordice”, a semana começa com foco total na dieta e, principalmente, nos treinos. E quando falamos em treinos, um nutriente que não pode faltar antes de ir para academia é o carboidrato. Os alimentos ricos nesse nutriente ajudam a garantir a energia imediata que necessitamos nos treinos.

Se por um lado alguns alimentos contribuem para uma melhor performance, outros podem comprometê-la. Por isso é fundamental saber quais alimentos devem ser evitados na hora do pré-treino. “É importante evitar alguns alimentos de difícil digestão ou com excesso de sódio, que podem causar indisposição e mau desempenho nas atividades, além de vômitos e mal-estar”, explica a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza. 

Com a ajuda da nutricionista, separamos três dicas de alimentos que você deve evitar consumir antes dos treinos. Confira:

  1. Leite

Mesmo sendo uma boa fonte de proteína, o leite é um alimento de digestão lenta que pode causar desconforto gástrico se consumido antes do treino. Em alguns casos, pode até causar sono e enjoo. Além disso, em algumas pessoas, a bebida pode provocar ainda desconforto gástrico, então fuja!

  1. Fritura

Assim como o leite, os alimentos ricos em gorduras ou preparações fritas precisam ser evitados no pré-treino. As frituras retardam o esvaziamento gástrico dificultando a digestão, podendo causar mal estar, sensação de plenitude e enjoo. Vale lembrar que o excesso de gorduras também pode causar diarreia.

  1. Carne vermelha

Nada de ir à academia depois de um rodízio de carne. Isso porque, a carne vermelha tem uma absorção mais lenta se comparada a outros tipos de carne.  Dependendo do corte, esse alimento pode ser gorduroso, o que vai atrapalhar ainda mais o rendimento durante o exercício, causando até incômodos por conta da digestão demorada. Dê preferência para outras fontes protéicas de alimentos, como ovos ou carnes brancas e deixe a carne vermelha para depois do treino, como reposição de proteína.

Agora que você já conhece os alimentos deve evitar no pré-treino é hora de levantar do sofá, calçar os tênis e correr para a academia eliminar a culpa dos excessos do fim de semana. Afinal, no pain no gain!

 

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