Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Sabores do São João: O vatapá paraense

O prato típico da culinária paraense é bastante consumido no mês de junho

Publicado em: 08/06/2021

Sabores do São João: O vatapá paraense

Divulgação

Se tem um prato que é a cara do Brasil, pode-se dizer que é o vatapá. Porém, em cada Estado onde é preparado ele recebe uma espécie de releitura que exalta a cultura regional e insumos locais. O vatapá paraense, por exemplo, tem entre os ingredientes a pimentinha-de-cheiro e o cheiro verde. O prato tem o arroz como acompanhamento e no Pará é acrescido uma porção de jambu molhado no tucupi.

O vatapá tem origem africana e chegou ao Brasil por volta do século XVI. A iguaria é servida o ano todo, mas no mês de junho é um dos principais itens da mesa. Inclusive, é uma das iguarias mais consumidas nas tradicionais barraquinhas juninas.

Outra vantagem a respeito do vatapá é que os ingredientes são fáceis de serem encontrados e os preços não saem pesados. Veja como é fácil preparar e o que precisa:

 

Ingredientes

- 200 g de camarão com casca

- 300 g de camarão sem casca

- 1 cebola

- 5 dentes de alho

- 700 ml de água

- 8 colheres de sopa de farinha de trigo

- 2 colheres de sopa de azeite de dendê

- 200 ml de leite de coco

- Sal

- Pimenta-do-reino

- Cheiro-verde picado

 

Modo de preparo

Lave os camarões em água corrente, retire as cascas e, depois, misture com sal e pimenta em uma tigela. Reserve na geladeira.

No liquidificador, adicione a cebola cortada em pedaços grandes, os alhos e 100 ml de água. Bata até triturar bem. Coloque essa mistura em uma panela, adicione o cheiro-verde e reserve fora do fogo. No liquidificador sem lavar, adicione a farinha e 350 ml de água, depois bata até ficar homogêneo. Reserve em um recipiente.

Em uma panela, adicione as cascas do camarão e 250 ml de água. Deixe cozinhar por 3 minutos após ferver, depois reserve.

Na panela com a cebola, refogue tudo até reduzir o líquido e adicione os camarões temperados. Acrescente o azeite, misture e deixe cozinhar até mudar de cor. Assim que ficar rosado, abaixe o fogo, adicione a água peneirada do cozimento das cascas, a mistura de água com farinha e o leite de coco. Aumente para fogo médio e deixe cozinhar até engrossar o caldo, mexendo sempre. Acerte o tempero, misture e está pronto.

Notícias