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“O golpe tá aí”: cuidado com a ressaca!

Confira 5 frutas que ajudam a recuperar o mal-estar

Publicado em: 18/02/2021

“O golpe tá aí”: cuidado com a ressaca!

Algumas frutas hidratam e podem ajudar na recuperação da ressaca.

 

Vai chegando o fim de semana e o desejo de muitas pessoas é relaxar na companhia de uma boa bebida no jantar com a família ou em uma celebração com os amigos. No outro dia vem  o baque para quem passou dos limites: dor de cabeça, enjoo e outros sintomas, aquele lembrete esperto do organismo avisando que você está de ressaca.

O quadro é provocado principalmente pela falta de hidratação do corpo provocada pela alta ingestão de álcool, que inibe o hormônio antidiurético. Resultado: você faz mais xixi do que deveria e, assim, acaba desidratando.

A nutri do Grupo Mateus, Olímpia Fontenelle, indica algumas frutas que podem ajudar você a se hidratar e se recuperar da ressaca. Confira:

Abacate

A fruta, assim como outros alimentos ricos em gorduras saudáveis, reduz a absorção do álcool. Ela é muito bem-vinda pelo organismo por conter ácidos graxos monoinsaturados, cujo principal papel é proteger a parede das artérias que, no caso da ressaca, sofrem com o aumento de toxinas no sangue.

Água de coco

Rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio e carboidratos, a bebida ajuda a repor as perdas minerais causadas pelo consumo do álcool (que provoca muitas idas ao banheiro para urinar). Além disso, ela é refrescante e ajuda a desintoxicar o corpo.

Abacaxi

 É uma ótima opção.  O abacaxi  tem 80% de água em sua composição e possui uma enzima chamada de bromelina, que ajuda na digestão das proteínas e aliviando os sintomas da ressaca. 

Melancia

Refrescante, docinha e saborosa – não é de graça que a melancia aparece na lista de frutas favoritas de muita gente. A fruta fornece nutrientes como a vitamina C, potássio, magnésio, cobre, vitamina A, vitamina B5, vitamina B6. De acordo com a especialista, uma vez que a dor de cabeça associada a uma ressaca geralmente ocorre em decorrência da desidratação e da diminuição de fluxo sanguíneo ao cérebro, comer melancia pode ajudar.

Laranja e Tangerina

Essas frutas são ricas em  vitamina C, auxiliam o fígado a quebrar as moléculas do álcool. A nutricionista reforça a importância da hidratação, bebendo muita água.

 

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