Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Investir em franquias é uma estratégia promissora

Modelo de negócios lançado pelo Grupo Mateus já recebeu a procura de mais de 400 empreendedores

Publicado em: 21/07/2021

Investir em franquias é uma estratégia promissora

Armazzen: novo modelo de negócios do Grupo Mateus

A pandemia de covid-19 trouxe inúmeros impactos na economia em todo o planeta. Ao mesmo tempo, a crise colocou em evidência algumas palavras de ordem cujo conceito já vinham sendo adotadas no mercado, entre elas a máxima "se reinventar". Seguir este preceito, obviamente, exige planejamento e estratégia para saber no que investir e como gerenciar um bom negócio. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que 2021 começou com o crescimento de 1,9% de franquias, entre os meses de janeiro a março. A ABF estima que até o fim deste ano, o faturamento das franquias seja 8% a mais que o registrado em 2020.

O que estas estatísticas querem dizer é que investir numa franquia pode ser um caminho promissor para quem pretende se reinventar no mercado ou começar um novo negócio, a partir de um modelo já consolidado. Também pode ser uma boa estratégia para quem planeja diversificar seus negócios para o setor de varejo, um dos que mais tem crescido no Brasil. A Confederação Nacional do Comércio estima que 2021 deve encerrar com um crescimento de 3,9% nas vendas do varejo. Percentual mais próximo do que foi alcançado em 2013, quando esse aumento foi de 4,3%, o melhor dos últimos anos.

Investir em franquias requer inicialmente que o investidor tenha, de fato, o olhar empreendedor, disciplina e foco para obter resultados. Recentemente, o Grupo Mateus, quarta maior rede varejista do Brasil, lançou um novo modelo de negócios baseado num modelo compacto de lojas, o Armazzen. É como se fosse uma espécie de conveniência, que pode ser instalada em condomínios, postos de combustíveis e shoppings, a partir de franquias que vão contar com a estrutura de abastecimento do Mateus.

A empreitada tem menos de duas semanas de inaugurada e já recebeu mais de 400 contatos para adesão da franquia. Até o final de agosto serão 20 unidades em território maranhense. Alex Martins, executivo responsável pela Franquia Armazzen, ressaltou que empreendedores de todos os estados brasileiros têm manifestado interesse no negócio.

"A princípio estamos exigindo experiência em varejo, espírito empreendedor,  disponibilidade de tempo para atuar no negócio e disponibilidade de capital", pontua Alex, sobre os critérios para aderir a franquia Armazzen. "Os valores são bem competitivos em relação aos praticados no mercado, devido ao relacionamento com fornecedores que disponibilizam equipamentos por comodato e poder de compra com as indústrias de equipamentos", atenta o executivo.

Para ele, o Armazzem apresenta uma solução completa para o mercado, que conta a força e estrutura do grupo Mateus. "Isto quer dizer que além de tecnologia, levamos a eficiência operacional de abastecimento, competitividade adquirida nas negociações de grandes volumes com grandes indústrias e várias ações de marketing e trade para nossas lojas franqueadas", encerra Alex.

 

Notícias