Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Então, é Natal em pleno outubro!

Pilhas de panetones já decoram os corredores das lojas de supermercado

Publicado em: 15/10/2021

Então, é Natal em pleno outubro!

Panetones também fazem sucesso antes do Natal

Mesmo sendo um pão tradicional das festas de final de ano, o panetone é uma paixão nacional. E não é preciso esperar o ano acabar para se render a essa delícia. Nos corredores dos supermercados, pilhas de panetones nacionais e importados chamam atenção nos corredores. Fissurada por essa receita clássica italiana, Bruna, de 22 anos, não espera chegar dezembro e já aproveita para escolher o de sabor preferido.

A estudante conta que, além do sabor característico, o pão traz muitas memórias afetivas. “Tenho o costume de comprar mesmo fora de época. Escolho  marcas e sabores variados, mas o meu preferido é o tradicional de frutas cristalizadas”, conta. 

Responsável pela produção das indústrias de panificação do Grupo Mateus, Elias Luis de Souza - Chef Buiu - fala que o processo de produção dos panetones para 2021 começou ainda em setembro. “Por dia, já estamos produzindo 5 mil unidades. É uma paixão mesmo. Vai bem com um cafezinho ou chá da tarde, por isso muita gente nem espera chegar o Natal ”, diz revelando ainda uma surpresa que vai estar à venda já no final do mês que vem. "Teremos o panetone genovês, feito com fermentação natural, recheado com tâmara, damasco, ameixa, uva passa, frutas cristalizadas e com cobertura de castanhas e amêndoas torradas. E, em dezembro, produziremos os panetones temáticos, que são uma atração à parte nas ceias de Natal".

Processo de produção

Você já se perguntou qual o processo de produção de um panetone? Não? Bom, vamos explicar como funciona a magia do processo, com a ajuda, claro, do Chef Buiu. O especialista em panificação conta que o primeiro passo é escolher a matéria prima, depois sovar a massa - segundo ele, um dos processos mais importantes e que garantem o sucesso da receita. 

O terceiro passo é deixar a massa do panetone descansar para que o glúten se desenvolva. Após isso, os outros ingredientes são adicionados e então é batido numa máquina especializada. Por fim, a sobremesa é cortada em tamanhos iguais, fermentada e só então vai ao forno, voilà

Harmonização

Panetone sozinho já é bom demais! Agora, imagine acompanhado de um bom vinho! Responsável pelas receitas dos panetones da linha Bumba Meu Pão, do Grupo Mateus, o Chef Buiú sugere uma combinação muito tradicional na Itália, que  é  panetone e prosecco. O espumante em temperatura refrescante casa perfeitamente com a massa lêveda assada, de sabor levemente azedo e adocicado, recheada com frutas secas variadas.

No caso do chocotone, o ideal é optar pelo vinho tinto. De preferência para os de notas cítricas, pois harmonizam melhor com o chocolate presente no panetone.

 

Notícias