Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Dia do lixo: saiba como não arruinar a dieta

Veja como funciona e como evitar que esse dia se torne um tiro no pé

Publicado em: 16/07/2021

Dia do lixo: saiba como não arruinar a dieta

Divulgação

A sexta-feira chegou e o que deseja é descansar e saborear aquele fast food que passou a semana inteiro desejando e guardou sua vontade para o dia do lixo. Conseguiu se imaginar nesta cena? Calma, você não foi exceção à regra. 

Muita gente aguarda com ansiedade pelo “dia do lixo” (ou dia livre), um momento escolhido para comer à vontade e sem restrições por quem segue uma dieta rigorosa ou que está tentando mudar os hábitos de uma vez por todas e eliminar a barriguinha.

Contudo, apesar da alternativa ser considerada atraente, é preciso tomar alguns cuidados para que a estratégia de comer tudo o que quiser em um dia não se torne um tiro no pé. "A pessoa acaba gerando grandes expectativas em torno desse momento, o que, em alguns casos, leva à perda de controle e, consequentemente, a uma compulsão alimentar, colocando toda a dieta a perder. Sem contar que esse excesso pode trazer danos não apenas no ganho de peso como também pode gerar retenção de líquidos e alterações intestinais. O que compromete o bom funcionamento do organismo", alerta a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza. 

Mas afinal, como não arruinar a dieta no dia do lixo? 

O ideal é propor não um dia inteiro livre, mas refeições pontuais. "Escolha apenas uma refeição daquele dia. Mas lembre-se: quem está no início de uma reeducação alimentar e ainda tem um longo processo a seguir, o 'day off' pode ser perigoso, uma vez que a pessoa acaba criando muitas expectativas em torno dessa folga e, às vezes, come em excesso, o que, depois, gera uma frustração que não contribui para o tratamento".

O que comer no "day off"?

A verdade é que não existe  um cardápio fechado para esse momento. Depende do gosto de cada um. Alguns optam pelo doce e outros  pratos salgados. No geral, grande parte dos adeptos a essa estratégia  escolhem alimentos com valor calórico mais alto ou com perfil mais rico em gordura ou açúcar como, por exemplo, pizza, hambúrguer, bebidas alcoólicas, batata frita, chocolate e sorvete. Alimentos que não fazem parte da dieta durante a semana. 

O que evitar?

Existem comidas que não devem fazer parte da alimentação de ninguém, até mesmo no 'dia do lixo', como os alimentos ultraprocessados e os que são ricos em gordura trans. É preciso ter em mente que dependendo da quantidade de calorias que você consuma nesse dia, o seu esforço nos treinos ou mesmo na dieta da semana pode ser comprometido. Então, não é porque é 'day off' que precisa sair comer muito açúcar, todo tipo de fritura e afins.

De onde vem o dia do lixo?

Essa folga, bastante famosa no universo fitness, nasceu entre os fisiculturistas, que seguem uma alimentação extremamente restrita para manter a posição de atleta. Em pouco tempo, essa estratégia foi difundida por seguidores de regimes da moda e vem se tornando uma verdadeira febre.

Notícias