Nossas Lojas |sac@armateus.com.br |Perguntas Frequentes

Notícias

Dia das Flores: saiba onde encontrar, como cultivar e seus benefícios

Setor de jardinagem dos Spazio Mateus contam uma variedade de flores para cultivar dentro ou fora de casa.

Publicado em: 29/10/2020

Dia das Flores: saiba onde encontrar, como cultivar e seus benefícios

De várias cores, as gérberas são ótimas opções para decorar ambientes menores

Às vezes vistosas, às vezes nem tanto. Às vezes com grande perfume ou mais suaves. É grande a variedade de cores, tamanhos e perfumes das flores, sendo que cada uma dessas características desempenha um papel fundamental para a planta. 

O fato é que além dos benefícios para as plantas, as flores trazem um ar de alegria, romance e vida a qualquer ambiente. “A mera presença delas já traz uma sensação maior de tranquilidade e paz”, afirma a florista do Grupo Mateus, Sandra Martins.

As flores são tão especiais que contam com um dia no calendário dedicado especialmente à elas. É isso mesmo! O dia 29 de outubro é comemorado o Dia das Flores. Para celebrar a data em grande estilo, precisamos primeiro conhecer os benefícios das flores. Por isso, selecionamos alguma espécies que vão deixar a sua casa mais aconchegante e charmosa. Veja:

 

  • Gérbera

 

De várias cores, as gérberas são ótimas opções para decorar ambientes menores, como os quartos, pois melhoram a qualidade do sono, além de purifica o ar. 

Cuidados: Apesar de ser usada dentro de casa é fundamental mantê-la perto de janelas onde haja luz natural. Se o clima for muito quente mantenha na sombra. Não esqueça de trocar a água a cada dois dias.

 

  • Begônia

 

Outra flor fácil de lidar e com muitas opções de cores e formatos é a begônia. Ela floresce quase o ano todo. Há tipos mais adequados para vasos e outros para os jardins. É uma flor de detalhes bem delicados, que realçam o aconchego dos espaços. 

Cuidados: A rega da planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco – a cada três ou quatro dias. Lembre-se: é preciso manter a umidade constantemente, mas sem encharcar a terra. A begônia cresce bem em áreas com sombra e não suporta chuva ou sol diretamente, por isso, cuidado.

 

  • Tulipas

 

Ao contrário do que muitos pensam, essa espécie não é original da Holanda e sim da Turquia. Mas independente de sua origem, a beleza das tulipas é surpreendente.

Cuidados: Por serem resistentes e não precisarem de tanta luz, as tulipas são indicadas para qualquer espaço, desde o jardim até a sala de estar.

 

  • Orquídea

A orquídea dá um toque de requinte e de sofisticação aos jardins onde é plantada. Das mais variadas cores, formas e tamanhos as orquídeas enfeitam lindamente os canteiros e vasos dos jardins.

Cuidados: É uma flor delicada e meramente ornamental que requer alguns cuidados específicos no manuseamento, rega e trato mas a beleza que oferece compensa largamente o esforço que pede.

 

  • Hortênsia

 

Cor-de-rosa ou azuis, quem é que nunca se deliciou com o aspeto bonito das hortênsias? Essa é uma espécie muito procurada para decorar jardins, devido à sua beleza e também graças aos poucos cuidados de que necessitam. As hortênsias são uma escolha mais do que acertada para integrar um jardim.

Cuidados: A planta deve ser regada com muita frequência. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo. Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade. 

 

Um jardim no Mateus!

 

Pensando nos benefícios que o cultivo de plantas proporciona ao ser humano e na escolha correta de cada espécie, o Grupo Mateus criou, há quase três anos, o setor de Jardinagem nas unidades do Spazio (Cohama, Calhau e Renascença), em São Luís.

O setor conta com profissionais treinados, uma grande variedade de orquídeas, cactos e plantas ornamentais, sem contar a diversidade de cores das flores calandivas, gérberas, azaleias, rosas e plantas que podem ser cultivadas ao abrigo de sol ou na sombra. “Aqui, os apaixonados por plantas e flores podem escolher as plantas e ainda tirar dúvidas e receber orientações quanto ao cultivo correto de cada espécie. Além disso, contamos com vasos para plantas de vários tamanhos”, explica a florista Sandra Martins.

Agora que você conhece  melhor sobre algumas espécies, como cultivá-las e onde encontrar, aproveite para celebrar o Dia das Flores com um jarro ou arranjo bem colorido e alegre, aliando saúde e beleza ao seu ambiente!

Notícias