Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Cuscuz: fonte de energia para o dia a dia

Além de saboroso, o prato traz inúmeros benefícios para a saúde

Publicado em: 31/08/2021

Cuscuz: fonte de energia para o dia a dia

Cuscuz de milho

O cuscuz é uma iguaria que vai bem a qualquer hora do dia. No café da manhã é uma ótima pedida, bem como no lanche da tarde ou junto das refeições. Um prato relativamente barato e que traz inúmeros benefícios ao organismo por ser fonte de proteínas, fibras, vitaminas A e B1, ácidos fólicos, ferro e zinco - que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. O cuscuz ainda acumula outras vantagens: tem pouca gordura, é rico em antioxidantes e garante mais energia para o organismo. Que delícia! 

O prato está muito presente na culinária das regiões Nordeste e Norte do Brasil, sendo os de milho e de arroz os mais conhecidos. Tem ainda o que é feito com farinha de mandioca, sêmola de trigo e de tapioca.

A história do cuscuz é bem curiosa. A receita consta em livros de receitas árabes do século XVIII. Há também registros sobre o preparo da iguaria no século XVI, em Portugal. Inclusive, alguns estudiosos ressaltam que quando os colonizadores europeus chegaram ao Brasil se depararam com populações indígenas que tinham em sua dieta o cuscuz, sendo, aqui, preparado a base de mandioca, milho e coco.

Alguns estudos indicam que o cuscuz é mais saudável que um pão francês, podendo ser substituído sem problemas. Confira, abaixo, uma receita simples de cuscuz de milho

Ingredientes:

- 500g de flocos de milho

- 500 ml de água

- Sal a gosto

Modo de Preparo

Hidrate os flocos de milho com a água e tempere com o sal. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos. Peneire a farinha para uma cuscuzeira com água, isso vai garantir um cuscuz mais fofo e cozido de modo uniforme. Cozinhe por 30 minutos, a partir da formação de vapor. Depois é só retirar da cuscuzeira e servir. O requeijão pode ser um bom acompanhamento. Pronto! Agora, é só escolher o acompanhamento: um cafezinho preto passado na hora, cai super bem! Fica a dica!

 

Notícias