Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Confira 3 receitas vegetarianas para impressionar

Adotar a dieta sem alimentos de origem animal é uma mudança de estilo de vida

Publicado em: 11/10/2021

Confira 3 receitas vegetarianas para impressionar

Vegetais podem ser muito versáteis dentro da culinária vegetariana

Para uma pessoa que cresceu em uma sociedade onde o mais comum é comer carnes, talvez seja difícil imaginar uma vida sem alimentos de origem animal. Porém, de acordo com a última pesquisa Ibope sobre o assunto, realizada em 2018, cerca de 30 milhões de brasileiros já são vegetarianos. Então que tal conferir algumas receitas vegetarianas para impressionar seu paladar? Já garanto que todos os ingredientes você pode encontrar no Supermercado Mateus mais próximo de você. 

Mas, antes de passar as receitas, por que não entender um pouco mais sobre esse assunto? Um dos maiores mitos sobre as dietas vegetarianas é de que ela pode prejudicar a retenção de algumas vitaminas. A professora de Nutrição, Gabriele Rocha explica que, de maneira geral, as dietas vegetarianas podem fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo. 

“Devemos observar com atenção alguns nutrientes específicos que podem variar em quantidade nessas dietas, como é o caso do ferro, do zinco e ômega-3. Já o vegetariano estrito deve atentar para a vitamina B12 e o cálcio. Essas particularidades devem ser avaliadas pelo nutricionista que poderá utilizar estratégias nutricionais, a fim de otimizar a ingestão e absorção de todos esses elementos pelo organismo”, destaca.

Tipos de vegetarianismo 

Você deve ter notado que a professora utilizou o termo “vegetariano estrito”, mas você sabe o que é isso? Existem diferenças dentro do próprio vegetarianismo. Gabriele afirma que essas dietas podem ser classificadas de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos ou laticínios).

“É o caso dos ovolactovegetarianos, lactovegetarianos e ovovegetarianos, sendo os vegetarianos estritos aqueles que não consomem nenhum derivado animal na sua alimentação e o vegano aquele com as mesmas características do vegano estrito, mas que também não utiliza componentes animais como lã, couro, seda ou produtos testados em animais”, frisa.

Receitas

1-Wrap de falafel

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru (ou cerca de 2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido)

½ xícara (de chá) de cebola picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (de chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)

1 colher (de chá) de pimenta do reino com cominho

1 colher (de chá) de sal

2 colheres (de sopa) de azeite

⅓ de xícara (de chá) de amido de milho ou farinha de trigo

Óleo para fritar

Modo de preparo:

Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico, cubra com 3 xícaras de água e deixe de molho por cerca de 8 horas. Escorra a água e coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, juntamente com 4 xícaras de água. Deixe cozinhando por 20 minutos depois que começar a chiar. Coloque o grão-de-bico cozido e escorrido em um processador e bata até ele virar uma pasta. Reserve.

Novamente no processador, bata a cebola, o alho, o cheiro verde, a pimenta com o cominho, o sal, o azeite até virar uma pasta uniforme. Misture este tempero com o grão-de-bico batido e em seguida adicione a farinha de trigo ou amido de milho, misturando novamente. Cubra com plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Em uma panela, esquente o óleo. Passe um fio de óleo nas mãos, modele bolinhas com cerca de 2,5 cm de diâmetro e achate-as levemente. Frite-as de duas em duas até ficarem bem douradinhas. Coloque os bolinhos fritos em um papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Para montar o seu wrap, abra uma folha de massa pronta e recheie com os bolinhos de falafel, além de folhas, legumes e molhos da sua preferência.

2-Risoto de cogumelos

Ingredientes:

6 xícaras (1440 ml) de caldo de galinha

3 colheres (sopa) de azeite

450g de cogumelo portobello, fatiado

450g de cogumelo-de-paris, fatiado

1 cebola-roxa, cortada em cubos

1 e ½ xícara (340 g) de arroz arbório

½ xícara (120 ml) de vinho branco seco

4 colheres (sopa) (55 g) de manteiga

3 colheres (sopa) de cebolinha bem picada

5 colheres (sopa) (25 g) de queijo parmesão ralado na hora

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, esquente o caldo de galinha em fogo baixo. Em uma frigideira grande, esquente 2 colheres de sopa de azeite em fogo médio-alto. Acrescente os cogumelos, e deixe-os no fogo até que estejam macios. Transfira os cogumelos com o líquido que se formou na frigideira para um prato e reserve. Ponha mais 1 colher de sopa de azeite na frigideira e refogue a cebola-roxa por 1 minuto. Acrescente o arroz, mexa-o por aproximadamente 2 minutos, para que absorva um pouco do azeite. 

Quando o arroz estiver levemente corado, adicione o vinho, mexa sem parar até que o vinho tenha secado. Ponha 1/2 xícara (120 ml) do caldo de galinha e novamente mexa o arroz até que o caldo tenha sido absorvido. Continue colocando 1/2 xícara de caldo de galinha, de cada vez, até que o arroz esteja cozido e al dente, cerca de 15 a 20 minutos. 

Retire a panela do fogo e misture o cogumelo (e seu líquido), a manteiga, a cebolinha e o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto.

3-Lasanha de berinjela

Ingredientes:

3 berinjelas

2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro

2 e ½ xícaras (chá) de muçarela ralada (cerca de 300g)

Queijo parmesão ralado a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta). Lave e seque e descarte os cabos das berinjelas.Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado.

Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela ralado. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.


 

Notícias