Nossas Lojas |Fale Conosco

Notícias

Banana: conheça os benefícios da fruta mais consumida no Brasil

Conhecida como a queridinha do povo brasileiro, a fruta é rica em vitaminas

Publicado em: 25/08/2021

Banana: conheça os benefícios da fruta mais consumida no Brasil

Divulgação

É só andar por algumas casas que dá para ver que ela é unanimidade na mesa dos brasileiros. Seja na hora do almoço ou no café da manhã, a banana faz parte da alimentação de muita gente. Por ser uma fruta doce, possibilita diversas formas de consumo. Não é à toa que todo dia surge uma nova receita com ela, que vai do bolo ao creme. 

Existem diversos tipos de bananas que se diferem no tamanho e no sabor. No Brasil, a mais consumida é a banana-prata. A sua característica principal é o gosto levemente adocicado e sua polpa consistente que é ideal para o preparo de vitaminas, como a famosa bananada. 

Além de ter um preço acessível, ela é rica em nutrientes, que fortalecem o corpo, proporcionando mais saúde para quem a consome de forma regular. E não para por aí: a frutinha amarela possui substâncias que ajudam a melhorar o humor e combater a depressão. Isso acontece porque a banana possui um aminoácido chamado triptofano, que aumenta a produção da serotonina, outro hormônio responsável pela regulação do humor.

Para quem pratica exercícios físicos, a banana também é uma grande aliada para não perder o foco quando estiver treinando. Ela possui uma boa quantidade de carboidratos que são excelentes fontes de energia para o músculo. 

A nutricionista do grupo Mateus,  Camyla Carvalho, explica que incluir o consumo de banana no dia a dia é uma forma eficiente para combater a anemia, já que a fruta é rica em ferro. Ela  ainda destaca que a banana ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a melhorar a digestão. 

Mas é preciso tomar alguns cuidados com a ingestão exagerada dessa fruta. Pessoas que têm problemas de prisão de ventre, por exemplo, devem comer bananas maduras. Já em casos de diarréia, o ideal é que a ingestão seja feita com a banana ainda verde. 

Em relação às formas de consumo, a nutricionista explica que a banana faz uma combinação perfeita com cereais, tais como a aveia e a granola. Além disso, é possível usar a banana em pratos salgados, como a tapioca e os famosos omeletes.  

Viu só?! Dá pra incluir a banana em diversos tipos de receitas e tirar dela vitaminas essenciais, que fazem bem tanto para a saúde do corpo, quanto para a saúde da mente. 


 

Notícias