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Ansiedade: 5 alimentos que ajudam a minimizar o mal do século

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Publicado em: 21/04/2021

Ansiedade: 5 alimentos que ajudam a minimizar o mal do século

Divulgação

A ansiedade é um dos maiores males do século XXI, principalmente na vida dos brasileiros. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que ao menos 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9,3% da população, sofrem com o transtorno. Com a chegada do novo coronavírus, em março de 2020, houve uma escalada dos sintomas relacionados à saúde mental. 

Apesar do problema afetar uma parcela significativa da população brasileira, muitos estudos já comprovam que a alimentação pode ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade. Mas você sabe quais são esses alimentos? Contamos com a ajuda da nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza para listar 5 alimentos que ajudam a minimizar a ansiedade. Confira:

1. Castanha do Pará

Rica em selênio, nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação, a castanha do Pará é uma ótima opção para combater os níveis de inflamação de pessoas que sofrem com transtornos de humor. Além disso, ela é rica em antioxidantes como a vitamina E. 

Porém, não é porque ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade que deve ser consumido sem moderação. Por isso, vale a pena destacar que o selênio pode ter efeito tóxico quando administrado em doses exageradas. “A quantidade diária recomendada é de 400 microgramas (mcg) por dia, uma porção suprida por apenas três ou quatro castanhas”, destaca Kátia.

2. Ovos

As gemas de ovos são excelentes fontes de vitamina D, além de fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Os ovos também contêm triptofano, aminoácido que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento. 

3.Chocolate amargo

Mais um alimento que tem como grande função, aumentar os níveis de serotonina. O chocolate amargo (a partir de 70% de cacau), estimula o prazer por meio de antioxidantes e diminui os radicais livres. “O ideal é comer um pedaço de até 40 gramas diariamente para controlar a ansiedade no seu corpo”, ensina a nutricionista.

4.Frutas vermelhas e cítricas


Não é novidade que as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes. Por isso, elas contribuem para eliminar substâncias que causam danos às células e, dessa forma, combatem o envelhecimento e muitas doenças.

Porém, os antioxidantes têm ainda outras funções essenciais para pessoas ansiosas. Eles impedem a oxidação de células cerebrais. “Alguns estudos já mostram que a suplementação de antioxidantes proporciona alívio dos sintomas da ansiedade. Portanto, insira frutas como morangos, amoras, framboesas, limões, acerola, abacaxi e laranja, que são frutas comuns em boa parte do Brasil, são ricas nessas substâncias”, orienta.


5. Banana

Muito conhecida pelos atletas por evitar cãibras, a banana é ótima fonte de um aminoácido chamado triptofano. No cérebro, essa substância se transforma em outra, conhecida como 5-HTP. Ela é uma precursora, ou seja, a matéria-prima utilizada pelo organismo para produzir serotonina, um dos principais neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. “Por isso incluir a banana em sua alimentação diária, além de garantir a quantidade de energia necessária para realizar suas atividades, você se sentirá mentalmente mais saudável”, revela.

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