São João 2020 é virtual em todo o Brasil

As festas juninas passaram a ser transmitidas online por conta da pandemia
1/2

Quem imaginaria que, no ano de 2020, uma das comemorações mais tradicionais do brasileiro ia ser completamente diferente? 


Talvez ninguém imaginasse, mas nem por isso o mês de junho perdeu a magia e o encanto das comemorações dos dias de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. A festa junina não acabou, só mudou de lugar - ou de formato.


Na casa do advogado Renato Munhoz, a programação junina passou a ser toda em casa. “Ano passado fizemos festa no condomínio, levamos as crianças e fizemos uma brincadeira legal. Esse ano estamos em casa, mas todo fim de semana tem live de shows na internet pra dar uma animada”, compartilha.


As transmissões pela internet são a alternativa para os artistas que não podem mais fazer apresentações presenciais por causa do risco do novo coronavírus, mas também foram um alívio para milhões de pessoas que tiveram que ficar em casa por causa da pandemia. 


O psicólogo Raphael Negrão explica que consumir arte e cultura nesses momentos tensos ajuda bastante. “É uma válvula de escape para as tensões causadas pelo medo da doença, as mudanças na rotina, nesse contexto, as expressões artísticas desempenham um papel fundamental para que possamos passar por isso sem tantos danos à saúde mental”, esclarece.


Comilança junina


Mas não é só de música que se faz uma boa festa junina. As comidas típicas desse período são tão aguardadas quanto o próprio mês de junho. Dona Wal Libório não deixou de tomar o mingau de milho, mesmo estando em casa há quase três meses. “Sou do grupo de risco pela idade, mas meu São João é sagrado. Fiz mingau, bolo de macaxeira e bolo ‘podre’ [típico no Pará] pra não passar a data em branco”, conta a aposentada de 82 anos. 


E pra quem não tem os dotes culinários da dona Wal, a alternativa tem sido a encomenda das já famosas “caixas juninas”, que chegaram com a promessa de uma festa completa, com direito à comida, bebida e até decoração temática.


Luísa Trindade comprou um kit para comemorar o dia de São João com as duas filhas. “Veio tudo na caixinha e a gente só precisou arrumar aqui na sala. Foi diferente, mas nem por isso perdemos a animação no mês de junho”, opina.


Nas lojas do Grupo Mateus, o cliente encontra desde uma ampla variedade de ingredientes e produtos juninos para fazer tudo em casa, como também já pode sair com a delícia prontinha, graças às barraquinhas de comidas típicas: mingaus, bolos, tortas… Tudo uma delícia! Aproveite e boa festa!