Que tal um chá para relaxar?

Ervas diminuem estresse e são fortes aliadas em tempos de pandemia

Há dias em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo: um problema no trabalho, alguém da família adoece e, nesse cenário de pandemia, parece que os nervos ficam ainda mais “à flor da pele”.  No meio da correria diante das adversidades da vida, bate aquele cansaço e logo tudo vira um grande estresse. Isso acontece porque o corpo pede socorro, aumentando os níveis do hormônio cortisol no sangue.


Mas é possível repor as energias e tocar a vida de forma leve. Nesse sentido, os chás de ervas relaxantes são importantes aliados, já que são uma ótima opção para ajudar em alguns tratamentos de saúde, como estresse, ansiedade e insônia.


Um exemplo é o chá de camomila, erva boa para combater ansiedade e insônia. "Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante", conta a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza. A especialista acrescenta. “A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor".


Conheça agora o poder de mais alguns ervas bastante usadas em chás!


Erva Doce

É bastante indicada para relaxar e melhorar o sono. Por conter antioxidantes, ela ajuda a combater os danos oxidativos do organismo, contribui na produção de novas células e reduz os sinais de envelhecimento. Possui potássio, o que ajuda no controle da pressão arterial. Outra vantagem de consumo é que a erva-doce ajuda a conter os inchaços por ser diurética


Hortelã

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos. Também é um descongestionante poderoso. Um estudo constatou que o mentol, presente na hortelã, tem propriedades analgésicas significativas, sendo ótima para aliviar dores e relaxar os músculos.


Alecrim

Esta é uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde. Chamada inclusive de erva da alegria, pois favorece a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim também é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável.


Capim Limão

Para quem sofre com noites mal dormidas, ou até mesmo insônia, um chazinho de capim limão minutos antes de cair na cama, pode ser um santo remédio. Isso porque a erva possui propriedades calmantes e não tem nenhum resquício de substâncias que aceleram o metabolismo, como a cafeína, em sua composição (mais um ponto para o sono).


A ação sedativa da planta acontece porque ela tem o poder de reduzir a atividade motora no organismo, aumentando o tempo de sono e, por consequência, uma noite mais bem dormida. A  erva ajuda na liberação de serotonina, substância que contribui a aumentar a sensação de bem estar, autoestima, confiança e, por consequência, combate a depressão.


Que tal ficar “relax” tomando um chá? No Spazio Mateus da Cohama, Calhau e Renascença, você encontra todas as ervas para o preparo da bebida. Aproveite!

1/1

© 2020 by Takashi Comunicação