Que tal fazer uma sobremesa deliciosa para a mamãe?

1/3

Dia das mães está chegando e nada melhor que preparar aquele almoço com direito à sobremesa, afinal de contas, as mamães merecem - e muito - uma demonstração tão singela de carinho. Nesse período de isolamento social, em que tanta gente se arrisca mais na cozinha para aprender uma receita nova ou até mesmo para aperfeiçoar o que já sabe, que tal "unir a fome à vontade de comer"?!

Para dar uma ajudinha no cardápio e agradar os paladares, separamos três sugestões que vão desde  um delicioso e prático bolo de banana a um cheesecake bem elaborado para presentear o paladar da sua mãe no próximo domingo. Confira!

1- Bolo de banana e uva-passa

Ingredientes

8 unidades de banana-nanica maduras; 3 unidades de ovo; 1/2 xícara de uva-passa; 1 colher (sopa) de óleo de girassol; l3 colheres (sopa) de farinha de arroz; 1 colher (sopa) de farinha de amêndoa; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;  chia a gosto;

Modo de preparo

Fatie uma das bananas e pique o restante. Reserve. No liquidificador, bata os ovos com as passas. Aos poucos, junte a banana picada e o óleo batendo até a mistura ficar homogênea. Em uma tigela, misture as farinhas (reserve um punhado da farinha de arroz) e o fermento. Junte a mistura de banana e mexa com um fouet. Despeje em uma fôrma com furo no centro, de 22 centímetros de diâmetro, untada com óleo e polvilhada com a farinha reservada. Disponha por cima as fatias de banana reservadas e salpique com a chia. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Retire, deixe amornar e desenforme.

2- Torta de Limão

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo; 4 colheres (sopa) de manteiga; 1 ovo; 1 gema de ovo; 1 colher (chá) de fermento químico; 1 lata de leite condensado; 3 clara de ovo; 1/2 xícara de açúcar; raspa de limão; suco de 3 limões;

Modo de preparo

Prepare a massa. Coloque a farinha em uma tigela. Faça um buraco no centro e acrescente e manteiga, o ovo, a gema e o fermento. Misture com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea que solte das mãos. Cubra com papel-filme e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa até ficar fina e forre com ela uma fôrma de 22 centímetros de diâmetro, com fundo removível. Faça furos com um garfo. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos. Prepare o recheio. Em uma tigela, misture o leite condensado e o suco de limão. Junte as raspas dos limões. Prepare o merengue Em uma panela, leve ao fogo baixo as claras com o açúcar, mexendo vigorosamente por cerca de três minutos. Retire do fogo. Transfira para a batedeira e bata até dobrar de volume. Reserve. Recheie a massa com o creme de limão. Cubra com o merengue. Volte ao forno alto por dez minutos até dourar. Retire e espere amornar. Leve à geladeira por duas horas. Sirva gelada.

3- Cheesecake de chocolate meio amargo

Ingredientes

1 pacote de biscoito de maisena (200g); 1/2 xícara de manteiga derretida; 1/2 xícara de amêndoas torrada; 500 mililitros de creme de leite fresco; 2 colheres (sopa) de açúcar; 600 gramas de cream cheese; 300 gramas de Chocolate amargo derretido;  Chocolate amargo em raspas para finalizar;

Modo de preparo

Prepare a massa: No processador, triture o biscoito com a manteiga e a amêndoa. Forre com essa mistura o fundo e a lateral de uma fôrma com 22 centímetros de diâmetro e fundo removível. Reserve na geladeira. Prepare o recheio: Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até engrossar. Junte o cream cheese e bata para incorporar. Acrescente o chocolate. Bata rapidamente. Despeje sobre a massa na fôrma. Leve à geladeira por cerca de seis horas ou até que a cheesecake fique bem firme. Finalize com as raspas de chocolate. Desenforme e sirva.