Mito ou verdade: repolho emagrece?

Com benefícios à saúde, o vegetal está com preço imperdível na Quarta-feira Livre Mateus desta semana
1/1

Toda semana, a Quarta-feira Livre Mateus conta com diversos produtos do setor de hortifruti com preços baixos. Nesta semana não seria diferente: serão nove produtos com preços imperdíveis, entre eles o repolho, oferecido a $0,99 o quilo.

 

Além de barato, o vegetal conta com benefícios diretos à saúde e há quem diga que o alimento ajuda a emagrecer. Será que é mito ou verdade? A nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza, reforça a importância de alguns desses aspectos. “Embora muita gente não saiba, os benefícios do repolho são muitos, já que ele é um alimento altamente rico em vitaminas e minerais. Mas sozinho o alimento não faz milagres, somado a uma alimentação balanceada o repolho pode sim ajudar no emagrecimento”,esclarece.

 

Principais nutrientes

 

Entre os benefícios nutricionais do alimento, está a abundância de cálcio, magnésio, potássio, vitaminas C, K e A, betacaroteno e luteína, que ajuda na visão. Também é rico em fitoquímicos antioxidantes, assim como a couve.

 

Segundo a especialista, o repolho é, especialmente, uma fonte concentrada de componentes antioxidantes. “Eles reduzem significativamente o estresse oxidativo e inflamação, grandes fatores em doenças cardíacas”, explica. Por essa razão, por mais que não se possa afirmar que o repolho emagrece, ele pode ajudar a perder peso, além de ser um agente muito útil na dieta.

 

Repolho roxo ou branco?

 

O repolho branco e o roxo possuem diversas características em comum. Além de ricos em fibras, eles ajudam a proteger o organismo de infecções. “Isso ocorre porque ele é rico em vitamina C, que possui fator antioxidante, deixando o sistema imunológico mais forte. Também é rico em enxofre, mineral que ajuda na produção de colágeno, impedindo o envelhecimento precoce”, revela a nutricionista.

 

Embora os dois sejam muito indicados para quem quer emagrecer, ainda assim eles possuem diferenças. “O repolho branco possui mais vitamina A, que ajuda na visão e na vitalidade do cabelo e da pele. Já o roxo é rico em antocianina, pigmento que também está presente na beterraba e na berinjela que lhe dá essa coloração característica. Essa substância ajuda a prevenir doenças crônicas, como o câncer, a diabetes e problemas cardiovasculares”, conclui a nutricionista.