Sabores do mar: Festival de Pescados no Spazio Mateus

O Festival ocorre este fim de semana no Spazio Calhau, Renascença e Cohama

O que não faltam são receitas para deixar o pescado mais saboroso: na caldeirada, no escabeche ou recheado, além de ser um verdadeiro luxo na gastronomia, o alimento é super saudável. Os peixes fornecem gordura boa para o organismo, o ômega-3, além de cálcio, fósforo e vitamina D. Só para se ter uma ideia, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o consumo médio seja de 20 kg por habitante ao ano, porém, o brasileiro come por ano aproximadamente 10 quilos da proteína.

 

Sabendo que o peixe tem “um mar de benefícios”, que tal conhecer o universo de sabores deste alimento? A dica é aproveitar o Festival de Pescados, nos restaurantes do Spazio Calhau, Renascença e Cohama, durante todo o fim de semana (almoço e jantar). O festival conta com pratos assinados por quatro chefs do Spazio Mateus.

 

É de ficar com água na boca! Veja alguns pratos que não vão faltar no festival, entre eles estão: moqueca de uritinga, paella robalo ao forno, peixada maranhense, camaroada, pirão de peixe, pirarucu ao forno, bolinho de bacalhau, filé de tilapaia grelhada ao molho de maracujá. Uma delícia!

 

Quer saber mais um pouquinho sobre as espécies dos peixes presentes no festival? Confira!

 

Pacu

O Peixe Pacu é natural de águas doces e é encontrado nos rios da Bacia Amazônica. Por conta do corpo achatado nas laterais pertence ao grupo chamado “Peixes Redondos”. Costuma ser servido assado no forno ou na churrasqueira por sua firma carne com muita gordura e poucas espinhas.

 

Robalo

Possui carne branca e bastante apreciada por ser macia e rica em proteínas e vitamina B12. Além disso, contém proteínas e sais minerais. É de água salgada e alguns podem chegar a 25 kg. Esse peixe é consumido grelhado, assado ou ao molho. Em 100 g do alimento assado ou grelhado há 124kcal e 24 g de proteína.

 

Anchova

É um peixe de água salgada com um sabor marcante. É facilmente encontrado no Brasil e tem um preço acessível. Pode ser consumido como prato principal ou adicionado em molhos e massas. Além do ômega 3, possui proteína, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e B12. Em 100 g de anchova assada há 159 kcal e 25,6 g de proteínas.

 

Bacalhau

Famoso pela bacalhoada de Páscoa, costuma ser vendido salgado e seco. Por isso, mantém os nutrientes, mas deve ser consumido com moderação devido ao sal, principalmente por quem tem hipertensão. Também é um ingrediente de saladas e recheio de bolinhos. Possui minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio e vitaminas como D e B12.

 

Pescada

É uma espécie comum em todo o litoral brasileiro.  É um peixe de carne branca, muito macia e saborosa, amplamente utilizado em moquecas, caldeiradas, à milanesa e no forno. Versátil e muito fácil de preparar, é fonte de proteínas e nutrientes benéficos para a saúde.

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