Dia da Pizza: 5 dicas imperdíveis de harmonização com vinhos para celebrar da melhor maneira

Sommeliére do Spazio Mateus sugere combinações ideais para cada sabor de pizza

Nada mais apropriado que comemorar o Dia da Pizza em uma sexta-feira (10)! Marcando o início do fim de semana, a data é muito oportuna para as experiências gastronômicas. Diante de tanta diversidade de sabores, no Brasil, os sabores de pizza mais comuns são calabresa, portuguesa e marguerita. Essas três opções lideram os pedidos no país, e a massa fina (italiana) é a preferência nacional.


É raro encontrar uma pessoa que não goste da pizza e não há dúvidas sobre o porquê. Só para se ter uma ideia, o Brasil está no ranking entre os países onde mais se consome pizza. O alimento faz sucesso e é uma paixão para muitos brasileiros. A Associação de Pizzarias Unidas estima que somente no país, o mercado de pizzas fabrique e venda uma média de 1,7 milhões de pizzas todos os dias.

Para você aproveitar melhor esse dia, tem promoção de pizza nas unidades do Spazio Mateus (Cohama, Calhau e Renascença). Para harmonizar bem esse prato com vinho, conversamos com a sommelière do Spazio Mateus, Raquel Aciole, que deu cinco dicas de rótulos de vinhos para acompanhar diferentes sabores de pizza. Uma delícia! Confira!


1) Pizza Portuguesa - Mussarela, presunto, cebola, ovos cozidos. Tem uma complexidade de sabor e quando isso acontece, as melhores opções são vinhos com aromas intensos e características de frutas vermelhas como amoras e toques florais.


A sugestão é o vinho nacional da Serra Gaúcha, “Dom Cândido, quarta geração”. É um vinho com taninos nobres e macios, bem estruturado e apto para o envelhecimento. Na boca tem corpo perfeito, com retrogosto intensamente persistente, sendo capaz de harmonizar super bem com a pizza portuguesa.


2) Pizza de calabresa - Pizzas com embutidos precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu.

Um Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente nesse caso, as notas aromáticas, que rementem a frutas e ervas, proporcionam uma ótima opção, considerando também que os taninos firmes do vinho, ajudam a limpar o paladar. A indicação é para o vinho chileno “Mussonet” Gran Reserva.


3) Pizza de banana com canela -  Pizzas doces pedem vinhos também mais doces, então a dica é harmonizar com um vinho de sobremesa, como os espumantes do tipo Moscatel, a dica para não errar é o moscatel blanc do “Spazio”.


4) Pizza Quatro Queijos - É uma pizza não muito intensa, mas com muita gordura e sal. Sendo assim, deve procurar justamente por vinhos com alta acidez e poucos taninos. O ideal é o Chardonnay ou Pinot Noir para amenizar o sal e a gordura. A sugestão de vinho é o argentino “Rutini Chardonnay 2017. Você vai amar essa combinação!


5) Pizza Mateus- A  “Pizza Mateus” é uma das mais pedidas no Spazio Mateus, o nome é uma homenagem ao Grupo Mateus e reúne na receita os ingredientes mais requisitados: bacon, calabresa e queijo catupiry. Podendo harmonizar com vinhos de uva malbec, a dica para o rótulo é “El Enemigo”.

Bom apetite!

1/3

© 2020 by Takashi Comunicação