Conheça o poder do alho, o super alimento!

Nutricionista destaca os benefícios do legume que é considerado um antibiótico natural

Como tempero na comida ou até mesmo aquele chazinho para curar gripes e resfriados, o alho é tem mil e uma utilidades. Há quem faça “cara feia” para o alimento, que tem sabor forte, levemente ardido e odor bem característico e marcante. Mas o legume é um antibiótico natural extremamente eficaz à saúde. São diversos os nutrientes que fazem do alho um super alimento,  benéfico para o organismo como um todo.


“Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.  O alho possui ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica”, complementa a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza.

Por isso, o alho é muito eficiente para prevenir e curar gripes e resfriados. É eficaz, até mesmo, para combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. De acordo com a nutricionista, consumir o alho em sua forma natural (ou seja, crua) é a melhor maneira de absorver todos os nutrientes do alimento. "A melhor forma de absorver e potencializar o princípio ativo do alho é consumindo-o cru. O ideal mesmo é picar alguns dentes, aguardar 10 minutos e colocá-los sobre uma couve crua picadinha ou sobre qualquer salada de sua preferência", detalha.


Se encarar o alho cru parece difícil, então o ideal é aproveitá-lo em algumas receitas saborosas. Confira!


Como fazer água com alho


A água com alho proporciona diversos benefícios, como aumento da imunidade.


Ingredientes:

1 dente de alho esmagado

100 ml de água

Especiarias (canela, cravo, gengibre...), ervas (alecrim) ou limão a gosto


Modo de preparo:

Em um copo, coloque a água e acrescente o alho esmagado e as especiarias. Depois disso, é só deixar a bebida repousar por no mínimo 8 horas e ela estará pronta para ser servida.


Veja mais três benefícios desse super alimento:


1- Ação anti-hipertensiva: reduz os níveis de pressão arterial, sendo benéfico para pessoas com pressão alta, doenças cardíacas e doenças cerebrovasculares;


2- Ação antioxidante: previne a formação de radicais livres, o que, consequentemente, ajudará na prevenção de diversas doenças em que essas substâncias estão presentes, como as isquêmicas (infarto, derrame), as neurodegenerativas (Alzheimer) e as neoplasias;


3- O alho tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antifúngicas além de ajudar no controle de hipertensão e de dislipidemias (colesterol, HDL e triglicérides alterados). 


Consequentemente, isso contribui para a melhora da imunidade, mas lembrando que sempre deve ser associado a uma boa alimentação e a hábitos de vida saudáveis - explica a nutricionista.


Quarta-Feira Livre


O alho é o grande destaque dentre as ofertas desta a “Quarta-Feira Livre”, nas unidades do Mateus Supermercado. Hoje (22), o quilo do vegetal sai por R$19,99. Aproveite!

1/1

© 2020 by Takashi Comunicação