A escolha da cerveja: o malte é importante?

1/1

O brasileiro é um dos principais amantes da cerveja no mundo. Por aqui elas têm diversas marcas, sabores e estilos que combinam com diferentes situações: a cervejinha no almoço em família, comendo petiscos no bar, reunindo com amigos. Sempre há uma cerveja especial para cada gosto.

 

Na casa do publicitário Gabriel Monteiro, a pilsen é a mais pedida nas festas e reuniões que ele realiza. "Acho mais refrescante, acompanha bem o churrasco, quanto mais gelada melhor", defende Gabriel.


O mercado cervejeiro no Brasil permanece em expansão, mesmo em tempos de crise, e se reinventa a cada dia com novas receitas e rótulos cheios de novidade. A da vez é enfatizar o "puro malte" ou mesmo "duplo malte". Mas, afinal, você sabe o que isso significa?

Antes de se tornar malte, o grão é um cereal comum. Pode ser a cevada, o trigo, o centeio e até mesmo o milho e o arroz. O processo de "malteação" consiste em umidificar o grão para que ele germine e forme pequenos brotos.

O "malte" então segue para fermentação, onde as leveduras consomem as enzimas do grão e formam o alcool. o grau de torra e o tipo de grão definem características essenciais nas cervejas, como a cor, aroma e sabor.
Quanto mais torrado for o malte, ele produz cervejas  mais escuras. Já os maltes menos torrados produzem cervejas claras, com notas de cereais e pão, como a Pilsen.

As receitas com "puro malte" usam apenas um grão na sua fabricação, o "duplo malte" - como o próprio nome já diz - usa dois maltes diferentes. Mas isso não significa, necessariamente, que o produto é de qualidade. O produtor artesanal Rigel Abdala tem a própria marca de cerveja - Caruana - e explica isso melhor.

"Puro malte não significa necessariamente uma cerveja melhor. A boa qualidade da bebida vai depender da receita, da fermentação e principalmente do tipo de insumo utilizado nesse processo. Essas mudanças vieram a partir de um interesse maior do consumidor em conhecer o produto que vai consumir", explica o produtor.

Existem receitas que usam mais de cinco maltes diferentes na fabricação da cerveja, produzindo assim uma bebida de sabor único para o paladar. O mercado está de olho no cliente cada vez mais antenado às novidades e por isso tem lançado novos rótulos aqui no Brasil.

"Antes tínhamos isso apenas nas cervejarias artesanais, com aquele toque pessoal na receita do mestre cervejeiro. Os consumidores gostam dessa experiência mais personalizada na hora de comprar e pensando nisso é que as grandes marcas passam a investir nessa mesma experiência em larga escala", esclarece Rigel Abdala.

A escolha fica por conta do cliente, o importante é apreciar com moderação e curtir bons momentos acompanhado de uma bebida de qualidade. 

 

O melhor de tudo é pagar barato, e você encontra diversas marcas de cerveja nos Supermercados Mateus e Mix Atacarejo para aproveitar o fim de semana.