5 vinhos brasileiros que você precisa conhecer

Sommelière do Grupo Mateus apresenta ofertas e dicas imperdíveis
1/2

Considerado por muitos uma bebida sofisticada, o vinho tem se popularizado no Maranhão e no país. Ele vem quebrando barreiras e atraindo diversos consumidores, sendo acessível a diferentes bolsos e agradando cada vez mais o público iniciante, além daqueles que já são apaixonados pela bebida. Diante da diversidade de rótulos, o destaque é para as vinícolas brasileiras, que vem ganhando espaço no cenário internacional.

Um exemplo é o espumante 130 Blanc de Blanc, produzido pela Casa Valduga de Bento Gonçalves (RS), que ganhou visibilidade ao vencer na última semana o concurso Vinalies Internationales, em Paris, na França.

Então, que tal aproveitar a Semana Nacional do Vinho, no Spazio Mateus, e ficar por dentro de grandes ofertas nos rótulos nacionais?

Para lhe ajudar a escolher, conversamos com a sommelière e gerente do Spazio Mateus, Raquel Aciole, e separamos alguns espumantes e vinhos super especiais. Confira:

Rose Brut  Spazio - é um espumante feito com um blend das uvas Charddonay e Pinot Noir, produzido na Serra Gaúcha e traz uma coloração rose claro, agradável ao olhar e com excelente perlage. No paladar, o sabor é marcante e apresenta uma refrescante acidez com bom volume e persistência em boca, agradável e versátil para harmonização com sobremesas.

Casa Perini - é um espumante nacional moscatel e foi eleito o quinto melhor do mundo, produzido na Serra Gaúcha. Ideal para acompanhar doces e sobremesas.

Vinho Macaw Tinto Tannat - Tannat é uma variedade francesa que se adaptou muito bem na América do Sul, principalmente no Brasil e Uruguai. É normalmente utilizada em cortes porque apresenta taninos marcantes. No entanto, Macaw Tannat é bem equilibrado, mostrando sua personalidade única em seus aromas e sabor marcante.

Vinho Casa Valduga Terroir Merlot - por tratar-se de um Merlot com respeitável maturação, é notável a presença dos aromas advindos do carvalho, como cacau e baunilha, acompanhados por notas de amora e delicadas nuances mentoladas e de café. O paladar é encorpado, com taninos macios característicos da variedade Merlot. Sua acidez moderada lhe dá equilíbrio, e seu retrogosto é longo com notas amadeiradas e toque de frutas maduras. Harmoniza muito bem com queijos maduros, carnes vermelhas, massas com molhos condimentados.

Vinho Casa Perini Solidário - é um vinho de cor bordô e nuances avermelhadas. Possui aromas que lembram frutas maduras como ameixa vermelha e preta. Tem um equilíbrio perfeito entre a maciez da variedade das uvas Merlot e a estrutura do Cabernet Sauvignon. Harmoniza de forma versátil com aves e carnes vermelhas com molhos variados, além de queijos e embutidos.