10 cuidados na hora de ir às compras

Atitudes simples podem evitar vários tipos de contaminações
1/7

O recado já é conhecido por quase toda a população e a maioria das pessoas já o entendeu e o leva muito a sério: o momento é de ficar em casa. A recomendação dos especialistas para que se evite aglomerações, diante da pandemia do novo coronavírus, é para que as autoridades de saúde possam frear a propagação da COVID-19.

 

Nesse cenário, somente serviços essenciais têm funcionado em quase todo o país, dentre eles, os estabelecimentos que comercializam alimentos, como os supermercados. O Grupo Mateus mantém todas as lojas em funcionamento, porém, com atenção redobrada aos cuidados de higiene e às recomendações governamentais. Aqui vão 6 dicas simples de como agir com cautela na hora de ir às compras. Confira:

 

1- Evite o contato das mãos com o rosto durante as compras. Prefira pagar com cartão, porque o dinheiro circula mais entre mãos.

 

2- No supermercado, evite tocar os alimentos para escolhê-los. Se precisar tocar, lave as mãos imediatamente após a escolha. Nas lojas do Grupo Mateus, há pias com sabão nas áreas de feirinha.

 

3- Vá ao supermercado sem companhia, para evitar aglomeração. Crianças e idosos devem ficar em casa.

 

4- Faça uma listinha do que precisa comprar, para não esquecer algo e precisar voltar.

 

5- Evite fazer estoques desnecessários. Compre só o que precisa, pois não há nenhum risco de desabastecimento.

 

6- Ao chegar em casa, não toque em nada antes de lavar as mãos com água e sabão.

 

7- Você pode deixar suas roupas em um cesto separado, perto da porta para, logo em seguida, colocá-las para lavar. O trinco da porta você pode limpar com álcool em gel. Para a limpeza do seu celular, recomenda-se o uso do isopropílico 70%.

 

8- Abra as janelas para que haja a circulação de ar no ambiente.

 

9- Voltando para a porta de entrada, tire os itens das sacolas e higienize com álcool em gel ou álcool 70% para guardar no armário ou leve para a pia e limpe com água e sabão. Jogue fora os sacos plásticos em um balde na entrada.

 

10- Sempre que possível, tome um banho depois deste ritual e antes de ter contato com outros moradores da casa.