Dia do sorvete: aprenda a preparar a versão caseira e sem leite

11

Nesse calorão, nada melhor do que um sorvete para refrescar, não é mesmo? No dia 23 de setembro, é comemorado o Dia do Sorvete. A data foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) e celebra a chegada dos dias mais quentes no hemisfério sul do país.

Essa delícia refrescante foi inventada na China, há cerca de quatro mil anos, misturando-se arroz com neve. Vale lembrar que, por muitos séculos, sorvete era coisa de gente muito rica: afinal, como conservar a iguaria numa época sem geladeiras? A solução eram blocos de gelo transportados de muito longe e armazenados em câmaras subterrâneas para durar até o verão.

A boa notícia é que hoje não é preciso nem mesmo ir à sorveteria para celebrar a data. O chef do Spazio Mateus, Antônio Alcântara, ensina dicas para preparar o seu próprio sorvete sem sair de casa – com foco inclusive em opções sem leite, caso você seja vegetariano ou intolerante à lactose.

OPÇÕES

O chef explica que algumas frutas batidas congeladas, como banana ou manga, podem ficar com a consistência cremosa do sorvete. “Caso você prefira, também pode usar o abacate, que é outra fruta rica em lipídios”, orienta.

A chave para que a versão caseira adquira o aspecto aerado característico dos vendidos em sorveteria é usar água com gás. Duas claras em neve, batidas na batedeira ou com auxílio de um fouet, também podem ser adicionados caso você queira aumentar a viscosidade do sorvete caseiro.

“A proporção é de um abacate, ou duas bananas, para um copo de água com gás. O segredo é ir adicionando tudo aos poucos e batendo bastante até ganhar a consistência desejada”, explica. Depois, é só levar ao congelador ou freezer por algumas horas e aproveitar!

Notícias Relacionadas