Afinal, é verdade que o trigo engorda?

11

O trigo é um dos cereais ​mais antigos cultivados pelo homem. Não é à toa que é o segundo alimento mais produzido no mundo. Apesar disso, o consumo do alimento divide opiniões. Muitas vezes, o trigo é visto como um vilão por causa de sua proteína mais característica: o glúten. Mas será que ele é mesmo ruim para o nosso organismo como dizem? 

“O trigo é um alimento muito nutritivo, principalmente em sua forma integral. Esse cereal serve como uma ótima fonte de carboidratos, proteínas e fibras, além de minerais como fósforo, cobre e manganês”, explica a nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza.

Pertencente à classe dos carboidratos, o trigo é erroneamente visto como um alimento que favorece o aumento de peso, mas a especialista explica que não é bem assim. “Precisamos dos carboidratos para ter energia e realizar diversas funções no nosso organismo – por isso, não tente cortá-los por completo da sua dieta”, orienta Kátia. 

Ela explica que o problema está no exagero. Assim como acontece com qualquer outro alimento, comer carboidratos em excesso não faz bem para a saúde. Em excesso, os carboidratos podem aumentar a quantidade de açúcar no sangue, trazendo consequências ao organismo, principalmente aos pacientes diabéticos. “Por isso, para ter os benefícios do trigo e não os malefícios, coma o trigo e seus derivados em quantidades equilibradas. Então, a dica é comer com moderação!”, indica a nutricionista. 

Outro benefício do trigo, principalmente o integral, é ser fonte de fibras. “Essa propriedade fica localizada na casca do grão. As fibras ajudam no nosso trânsito intestinal e a reduzir o colesterol, e ainda podem prevenir doenças gastrointestinais. Além disso, elas ajudam a manter a saciedade por mais tempo, o que faz você levar mais tempo para ficar com fome”, ressalta.

A farinha de trigo contém ainda vitaminas e minerais. “O trigo tem quantidades boas de manganês, fósforo e vitaminas, sem contar as farinhas fortificadas com outros nutrientes, como a vitamina B9. Vale destacar que o manganês e o fósforo são minerais que ajudam na formação de colágeno, ossos e dentes, além de oferecer energia para as nossas células”, detalha Kátia Souza.

Atenção

É preciso ressaltar que pessoas com doença celíaca, alergia ou intolerância ao glúten precisam ficar atentas ao consumo do trigo e seus derivados. “Se você desconfia que tem alguma dessas condições, visite seu médico e tire suas dúvidas. Entre os sintomas da doença estão perda de peso, vômitos, diarréia crônica, barriga inchada, irritabilidade, desconforto,mal-estar e cansaço persistente”, recomenda.

Notícias Relacionadas