A versatilidade e os benefícios do milho

11

O milho é um dos principais cultivos de cereais voltados para exportações. Segundo a Embrapa, o Brasil é o maior exportador de milho do mundo. Mas sua força não é voltada somente para fora do país: o milho é um velho conhecido e presença garantida nas mesas da maioria dos brasileiros.

Outro ponto importante é que o alimento traz diversos benefícios à saúde, sendo bem utilizado na dieta semanal das pessoas. A nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza, explica qual a forma certa de armazenamento e consumo. “O milho deve ser armazenado em local seco e arejado, em temperatura ambiente e longe de raios solares. É indicado o consumo feito em sua forma in natura, minimamente processado, cozido ou assado”.

Os benefícios

Uma riqueza de nutrientes absorvidos é possível através do milho, com uma versatilidade grande nas formas de consumo. É frequente se alimentar do cereal na forma do próprio grão ou em preparações culinárias de cremes e sopas. Com o devido cuidado no armazenamento e consumo correto, o grão pode gerar uma riqueza de nutrientes que passam pelo ganho em vitaminas e minerais, gerando energia e bem-estar, além de ser rico em fibras e carboidratos.

Outros benefícios como a ajuda no bom funcionamento da flora intestinal e fortalecimento da imunidade também podem ser extraídos no consumo do milho.

A versatilidade no consumo

Milho verde: Um dos mais tradicionais, pode ser subdividido em doce, amarelo e verde. Esse tipo pode auxiliar em receitas tradicionais como a pamonha ou até mesmo consumido em forma natural, na espiga cozida ou assada.

Também pode ajudar nas receitas mais cremosas e no acompanhamento de massas, cachorro quente e arroz, pois muitas vezes aparecem junto de seu fiel escudeiro nesses pratos, a ervilha.

É um velho conhecido também do período de festas juninas, sendo responsável por pratos tradicionais da época, como a canjica, curau, chá-de-burro, munguzá ou mingau de milho, nomenclaturas diferentes que dependem de sutis mudanças e também da região do país.

Milho de pipoca: Rico em fibras e minerais, a pipoca, famosa acompanhante perfeita de um bom cineminha, pode ser dividida entre a doce e a salgada. O ideal é que seja preparada no micro-ondas, sem o uso de óleo e, no caso da versão doce, que seja usado um açúcar menos agressivo, como o demerara.

Notícias Relacionadas